Estabeleça seu público-alvo
Antes de mergulhar no âmago da questão do seu site, você precisa garantir que sabe exatamente quem está segmentando. Para criar um site que atenda melhor ao seu público, você deve analisar o visitante típico do site para coletar informações como:
- Demografia
- Hábitos de compra
- Renda e ocupação
- Pontos de dor
- Passatempos/interesses
- E mais
Quando você tem informações detalhadas sobre seu público, pode desenvolver seu site para melhor atender às necessidades dele. Depois de conhecer as características específicas do seu público-alvo, você pode começar a responder perguntas importantes como:
- O que meu público quer do meu site?
- Quais componentes do site são fundamentais para proporcionar uma melhor experiência ao meu público?
- Quais informações são mais importantes para meu público e como posso levá-las a eles?
Essa tática é uma das práticas recomendadas de web design mais importantes para construir um site eficaz. Quando você puder responder a essas perguntas, poderá começar a criar um site que tenha seu público-alvo em mente.
Estabeleça seu guia de estilo
Ao desenvolver um plano para o design do seu site, você deve criar um guia de estilo. Um guia de estilo garante que seu site mantenha uma imagem de marca consistente e seja coeso em todos os aspectos.
Essencialmente, seu guia de estilo deve fornecer detalhes sobre a aparência das páginas do seu site. Isso não apenas ajuda a estabelecer a identidade da sua marca, mas também garante que, não importa quem trabalhe em seu site, eles tenham um guia sobre como criar diferentes elementos na página.
Crie uma navegação perspicaz
O próximo em nossa lista de melhores práticas para web design é criar uma navegação organizada e funcional. Sua barra de navegação é um componente crítico do seu site. Se os usuários não conseguirem encontrar informações rapidamente, é provável que saiam do seu site.
E depois dessa experiência ruim, 88% das pessoas estão menos propensas a voltar ao seu site. Ao criar sua navegação , é essencial que você use os títulos corretos para separar suas informações de forma eficaz. Então, digamos que você possui uma loja de roupas.
Em vez de ter uma guia genérica “Vestuário” para incluir todos os seus produtos, você pode dividi-la em guias como “Homens”, “Mulheres” e “Crianças”. A barra de navegação do Tilly é um excelente exemplo de como você pode detalhar sua navegação.
Esta navegação é simples e fácil de seguir. Os usuários podem encontrar a categoria de produto relevante para eles e ver subcategorias de diferentes tipos de produtos que se enquadram na categoria principal.
Crie um layout eficaz para cada tipo de página
O layout da página é um componente crítico do seu site. Você quer garantir que está configurando as páginas de uma maneira que forneça uma experiência de usuário fantástica para seu público. Os layouts de página podem ser diferentes dependendo da página, mas convém ter um layout geral para tipos de página semelhantes.
Isso ajudará você a garantir consistência e manter seu site coeso. Assim, por exemplo, se você visitar a página de roupas femininas da Macy’s, há uma grade de fotos que mostra algumas de suas categorias de produtos.
Se você navegar para a mesma página de roupas masculinas, obterá uma configuração semelhante – uma grade de fotos mostrando suas categorias de produtos.
Um formato semelhante ajuda a criar uma imagem consistente para essas páginas de produtos em geral. Ele também ajuda os usuários a saber o que esperar enquanto navegam pelo site, o que os deixa mais à vontade. Estabelecer os layouts de página é uma das práticas recomendadas de web design mais importantes, pois ajuda você a criar um site consistente e familiar para seu público, incentivando-o a continuar navegando.