Ter um texto âncora mais longo é uma tática de SEO amigável.
Ou seja, hiperlinks com títulos de links mais longos são melhores para os usuários de acordo com a Lei de Fitts, mas também têm o bom benefício colateral de serem melhores para os rankings dos mecanismos de busca. O texto âncora deve ser descritivo e deve informar ao usuário e aos mecanismos de pesquisa sobre o que é a página para a qual você está vinculando, de acordo com o Guia para iniciantes do mecanismo de pesquisa do Google. Digamos que você estava escrevendo sobre paredes.
Compare as duas maneiras pelas quais um hiperlink é usado nestas frases abaixo:
“Gostaria de falar sobre técnicas avançadas de construção de paredes.
Contra:
“Gostaria de falar sobre técnicas avançadas de construção de paredes. Você precisará aprender a construir uma parede básica porque o que vou falar está além do básico.”
A segunda versão não é apenas melhor para o nosso usuário, mas também é melhor para os mecanismos de pesquisa porque há mais contexto do que o texto âncora que apenas diz “aqui”.
Os hiperlinks devem ser azuis?
De acordo com um estudo do Google, os links azuis receberam mais cliques do que os links azuis esverdeados. O estudo que mencionei anteriormente sobre a legibilidade do texto sublinhado também afirma que os usuários da Web reconhecem imediatamente os links quando estão azuis e sublinhados. No entanto, na minha opinião, nem todos os hiperlinks precisam ser azuis.
A coisa importante sobre o design de hiperlink é que seus links são obviamente links. Se você conseguir isso com uma cor diferente da cor azul convencional, vá em frente. Microsoft Development Network (MSDN) oferece suporte a esse conceito.
A diretriz fundamental sobre o design de hiperlinks “é que os usuários devem ser capazes de reconhecer links apenas por inspeção visual – eles não devem passar o mouse sobre um objeto ou clicar nele para determinar se é um link”, de acordo com a diretriz de padrão de design de link. Eles não disseram nada sobre links que precisam ser azuis. Existem alguns casos em que os links de cor azul não são a melhor opção.
Por exemplo, se a cor de fundo dificulta a leitura de links azuis, a usabilidade e a legibilidade triunfam sobre a convenção padrão de links azuis. Sempre faça o que for melhor para o usuário, mesmo que isso signifique quebrar convenções.