Os silos de dados são grandes volumes de informações dentro de sua empresa que são limitados apenas a uma equipe ou departamento.
Assim, por exemplo, sua empresa pode ter uma equipe de vendas e uma equipe de marketing, entre outras. Ambas as equipes usam dados relacionados a leads e clientes. Mas se cada um coletar esses dados separadamente, uma equipe pode acabar com informações sobre os leads que a outra equipe não tem.
É natural que equipes diferentes coletem informações diferentes, mas elas devem compartilhar essas informações entre si. Quando isso não acontece, ele cria silos de dados. É por isso que os dados integrados são tão vitais.
Como os silos de dados se formam?
Se você não tiver certeza se sua empresa possui silos de dados, pode ser útil analisar como esses silos se formam e ver se isso está acontecendo em seus negócios. Mas como eles se formam?
Existem algumas maneiras de acabar com dados em silos. Aqui está uma visão geral de cada um!
1. Cultura da empresa alienada
A primeira maneira de gerar inadvertidamente silos de dados em sua empresa é ter uma cultura empresarial desconectada. Por “desconectado”, queremos dizer uma cultura em que suas equipes variadas se veem como entidades separadas e não interagem realmente umas com as outras.
Quando suas equipes ficam alienadas umas das outras, isso atrapalha a comunicação entre elas. Consequentemente, torna-se difícil para eles compartilhar dados adequadamente uns com os outros, o que significa que os dados são empilhados em silos.
2. Falta de tecnologia de integração de dados
A outra causa importante de dados em silos é a falta de tecnologia de integração de dados. A tecnologia de integração refere-se a plataformas digitais projetadas para integrar e centralizar todos os dados do seu negócio, reunindo tudo em um local que todas as suas equipes podem acessar.
Quando você não tem acesso a esses tipos de programas, fica difícil trocar dados. Cada equipe tem sua própria coleção de planilhas do Excel e todas usam seu próprio software para gerenciar seus dados, mas nenhuma dessas coisas se integra. Como resultado, os dados permanecem limitados a equipes individuais.
Quais problemas os silos de dados causam?
Estabelecemos que não é bom que os dados fiquem em silos, mas por que isso acontece? Que problemas podem resultar de dados confinados a diferentes equipes?
Existem vários problemas que podem resultar de dados em silos, e aqui estão alguns dos mais comuns:
1. Eles criam inconsistências
Um dos problemas mais frequentes criados por silos de dados é a inconsistência.
Muitas vezes, há sobreposição entre diferentes equipes. Para voltar ao nosso exemplo anterior, suas equipes de marketing e vendas podem estar rastreando os mesmos leads. Mas se eles não se comunicarem, podem acabar com dados muito diferentes sobre esses leads.
Talvez sua equipe de marketing observe uma mudança na localização de um de seus clientes em potencial, mas sua equipe de vendas ainda não tenha conhecimento desse fato. Consequentemente, eles não estarão na mesma página e continuarão a ficar cada vez mais fora de sincronia ao longo do tempo.
2. Eles limitam o desempenho de suas equipes
Outro problema com os silos de dados é que eles podem limitar o quanto suas equipes podem fazer. Quando as equipes se comunicam, elas garantem que todos tenham acesso a todas as informações necessárias na empresa.
Mas com o acúmulo de silos de dados, todos sofrem com a falta de informação. Cada equipe desconhece os dados que os outros possuem, incluindo dados que possam ajudá-los.
Como resultado, eles não podem alcançar tanto quanto normalmente fariam. A equipe de vendas pode perceber padrões de clientes que ajudariam os profissionais de marketing a melhorar sua segmentação de anúncios , mas se eles não a compartilharem, a segmentação de anúncios permanecerá como está e nenhuma reotimização ocorrerá.
3. Eles criam uma experiência negativa para o cliente
O terceiro grande problema de não ter dados integrados é que isso pode levar a uma experiência ruim para seus clientes.
O ideal é que sua empresa retenha dados sobre os usuários que você está segmentando e use esses dados para melhor atendê-los. Mas quando faltam informações sobre esses usuários ou as informações que você tem estão desatualizadas ou inconsistentes, fica difícil realizar essa tarefa. Como resultado, você pode acabar repetindo a mesma informação para as pessoas repetidamente, ou então deixando de cobrir uma tarefa específica porque você assume que outra equipe já o fez. Você também pode perder o controle do lugar de um usuário no funil de marketing , o que significa que você está enviando todos os materiais errados.