Um data warehouse é uma plataforma digital projetada para armazenar e organizar informações de toda a sua empresa.
Mais especificamente, os data warehouses destinam-se a ajudar nas funções de business intelligence (BI) , principalmente análises. Eles existem para armazenar dados que você pode analisar e usar para melhorar seus processos de negócios.
Por esse motivo, todos os dados armazenados nesses armazéns são otimizados para análise.
Armazéns de dados versus bancos de dados
É fácil supor que um data warehouse é a mesma coisa que um banco de dados padrão da empresa, afinal, os dois parecem semelhantes em conceito. E se definirmos um banco de dados como um sistema de armazenamento de informações comerciais, os data warehouses contam como um tipo de banco de dados.
Dito isso, quando as pessoas se referem a um banco de dados, estão falando de um data lake (ou seja, um banco de dados destinado exclusivamente ao armazenamento e centralização. Os data lakes não reorganizam ou reformatam os dados) eles simplesmente os coletam e armazenam.
Aqui estão algumas das maiores diferenças entre data warehouses e bancos de dados regulares:
O que são data marts?
Você também pode ter ouvido falar de data marts, que são muito semelhantes aos data warehouses. Data marts são versões menores e mais específicas de data warehouses.
Portanto, enquanto um warehouse pode abranger todos os dados de uma empresa, um data mart se concentra especificamente em dados de marketing ou dados de vendas. A única diferença significativa está no escopo ou especificidade.
Você também pode criar um data warehouse juntando vários data marts de toda a sua empresa de consultoria linguística ou de outro ramo.
Benefícios de um data warehouse
Quer saber por que você precisa de data warehouses para sua empresa? Aqui estão alguns dos maiores benefícios que vêm com um!
1. Centralização
O primeiro grande benefício dos data warehouses é que eles centralizam todos os dados analíticos da sua empresa em um só lugar. Sem nenhum sistema de gerenciamento de dados, você é forçado a visitar cada fonte de dados individualmente e reunir seus dados manualmente.
Com um data warehouse, porém, isso não é um problema. Todos os seus dados já estão compilados em um único local, o que significa que se você quiser analisá-los, tudo o que você precisa fazer é abrir o warehouse e começar a ver as informações lá.
2. História e confiabilidade
Outra vantagem de usar data warehouses é que eles permitem que você produza análises mais confiáveis. Isso porque quanto mais tempo você tiver um data warehouse, mais informações ele coletará e mais precisas serão suas análises.
Tudo se resume ao tamanho da amostra. Digamos que os dados em seu warehouse indiquem que seus clientes desejam mais de um determinado recurso. Se você está extraindo esses dados de 10 clientes, isso não é tão confiável quanto se você estivesse extraindo de 1.000 clientes.
Durante longos períodos de tempo, os dados históricos se acumulam em seu warehouse. À medida que isso acontece, a análise muda para refletir esse tamanho de amostra maior, fornecendo resultados mais precisos.
3. Quantidade e qualidade
Não é incomum as pessoas debaterem quando a quantidade é melhor que a qualidade e vice-versa. Felizmente, você não precisa se preocupar com isso com um data warehouse, porque os dados que ele contém incluem ambos.
Os data warehouses geralmente têm mais dados do que os bancos de dados comuns. Isso ocorre porque os data warehouses extraem dados de vários bancos de dados, o que significa que eles fornecem muitas informações para trabalhar para informar suas decisões de negócios.
Além disso, esses dados são de alta qualidade. Os data warehouses selecionam cuidadosamente os dados que extraem, reformatando e organizando esses dados de uma maneira perfeitamente otimizada para análise.
4. Análises mais rápidas
Por fim, seu data warehouse aumentará significativamente a rapidez com que você executa suas análises. Normalmente, a análise pode consumir muito tempo, você deve gastar tempo reunindo e organizando os dados antes de iniciar a análise.
Mas com um data warehouse, a coleta e a organização já são feitas para você. Tudo que você deve fazer é puxá-lo para cima e começar a analisar. Consequentemente, você obterá seus resultados mais rapidamente, permitindo que você aplique rapidamente esses insights ao seu negócio daqui para frente.
Resumindo, o uso de um data warehouse permite que você progrida seus negócios em um ritmo mais rápido do que o normal, tudo sem sacrificar a qualidade de seus processos.