O texto âncora é parte integrante do SEO.
Vamos dar uma olhada em quatro melhores práticas de texto âncora para fazer um texto âncora amigável para SEO:
1. Mantenha seu texto âncora e links consistentes
Ao criar texto âncora e link para páginas, você deseja ser consistente em toda a sua página. Os links devem ser o mais concisos possível para manter seu site limpo. Primeiro, todos os seus links devem ter o mesmo tamanho.
Isso criará consistência em seu site e fará com que seu texto âncora pareça coeso em sua página. Imagine entrar em um site e ver um parágrafo como este: “Quando você está tentando criar o hiperlink perfeito , a chave é torná-lo fácil de ler e entender. Você não quer que seu público fique sobrecarregado com uma abundância de hiperlinks azuis.
Se você quiser ter sucesso com links internos , mantenha seu texto âncora curto, relevante e fácil de ler. ” O texto azul é uma representação do tamanho e número de links. Quando você olha para este parágrafo, é impressionante. O texto âncora varia de duas palavras a 10, e há uma abundância de links em um só lugar.
Isso não ajuda os leitores. O parágrafo apresenta muitos links, proporcionando aos usuários múltiplas escolhas e opções. Sem mencionar que o texto âncora tem muitas palavras.
Seu público perderá a noção do que você está vinculando porque o texto âncora é muito longo. Em vez disso, o parágrafo ficaria melhor assim: “Quando você está tentando criar o hiperlink perfeito , a chave é torná-lo fácil de ler e entender.
Você não quer que seu público fique sobrecarregado com uma abundância de hiperlinks azuis.
Se você quiser ter sucesso com links internos , mantenha seu texto âncora curto, relevante e fácil de ler.” Embora o texto âncora não tenha o mesmo comprimento, ele é próximo e parece equilibrado. Ao ler os hiperlinks, você sabe o que esperar ao clicar neles. Este é um excelente exemplo de texto âncora porque é equilibrado e fácil de ler.
2. Mantenha seu texto relevante para a página vinculada
Ao criar um texto âncora, você quer garantir que está vinculando a uma página relevante. Ao criar um link relevante, você pode melhorar a classificação da sua página e seu valor para os usuários. Se você retirar um item de ação deste guia para ancorar o texto, faça um link para conteúdo relevante.
A relevância depende do tópico da página de origem. Esta é a página para a qual você está vinculando por meio de seu texto âncora. O texto âncora deve ser relevante para a página que o link no texto âncora leva para você.
Por exemplo, se você tivesse o texto âncora “melhores brownies de chocolate” e um link para um artigo sobre cookies, isso não seria relevante. Uma página de origem relevante seria “Top 10 receitas de brownie com chocolate”. O conteúdo relacionado envia sinais de relevância mais fortes do que o conteúdo não relacionado. Os mecanismos de pesquisa usam a página de origem para ajudá-la a entender melhor o contexto do texto âncora na página.
Portanto, neste caso, o link âncora “10 melhores receitas de brownie com chocolate” ajuda o Google a entender o contexto dos melhores brownies com chocolate no texto âncora do artigo original. Seu texto âncora e link devem se coordenar para gerar os melhores resultados para o seu negócio.
3. Nem sempre link do mesmo texto âncora
Ao criar e escrever conteúdo, você usará algumas palavras-chave para tentar ajudar seu site a classificar nos resultados de pesquisa. Ao integrar essas palavras-chave em seu texto, você não deseja vincular ao conteúdo toda vez que usar essas palavras-chave. Se você fizer isso, parecerá suspeito para o Google.
O Google vai pensar que os links não são naturais e que você os forçou no texto. Isso não ajudará sua campanha a alcançar o sucesso. Para evitar que isso aconteça, use apenas links no texto âncora uma vez.
A primeira vez que você mencionar uma palavra-chave, poderá vincular a qualquer conteúdo relevante para essa palavra-chave. Desse ponto em diante, não vincule a outro conteúdo com essa palavra-chave para evitar que pareça suspeito. Você também não quer forçar o texto a se tornar texto âncora.
Você só deve criar o texto âncora onde ele se encaixa naturalmente. Você também vai querer seguir a mesma prática para links internos em seu próprio site. Sempre que você cria um novo conteúdo, você terá outras páginas em seu site que são relevantes para o seu tópico.
Você desejará vinculá-los para guiar seu público para novas páginas e mantê-los em seu site por mais tempo, além de ajudar os mecanismos de pesquisa a encontrar novos conteúdos. Se você quiser ter sucesso com links internos, não crie links para a mesma página usando o mesmo texto âncora em diferentes partes do conteúdo. Você pode criar um link para a mesma página internamente, mas vai querer mudar o texto para mantê-la atualizada.
Também impede que o Google veja seu link interno como spam.
4. Evite texto âncora genérico
Conforme mencionado neste guia de texto âncora, um formato de texto é o texto âncora genérico. É quando as pessoas usam frases como “clique aqui” e “saiba mais” como texto âncora. Se você deseja gerar os melhores resultados para sua empresa, evite usar texto genérico.
O texto âncora genérico não ajuda os usuários a navegar e explorar seu site. Quando você estiver fazendo a otimização de texto âncora, evite frases genéricas. Se sua frase âncora disser “clique aqui”, ela não diz ao público sobre o que é o link ou o que esperar.
Os motores de busca também não saberão. Ao criar um texto âncora, atenha-se a frases específicas do tópico para fornecer o maior valor aos usuários, além de ajudar os mecanismos de pesquisa a entender sua página. Isso ajudará a melhorar a usabilidade do seu site, além de apoiar sua estratégia de SEO.