Algumas startups optam por ter mascotes, personagens fictícios brincalhões que representam a empresa. Alguns exemplos populares de mascotes/personagens de sites são o mascote alienígena do Reddit , o personagem lutador de sumô do AppSumo e o personagem chimpanzé do MailChimp . Os mascotes criam uma experiência de marca memorável para os visitantes do seu site.
Foi logo depois que abrimos a loja em Bangalore, na Índia, que a ideia de ter um mascote surgiu pela primeira vez. Nossa empresa, FusionCharts , sempre teve uma sensação jovem e divertida, algo que construímos usando nosso estilo de escrita conversacional, cores brilhantes da empresa e produtos fáceis de usar.
E tudo isso funcionou bem para nós em termos de aquisição de clientes e de pessoas talentosas para ingressar na empresa. Estávamos procurando atrair os melhores talentos que o Vale do Silício da Índia tinha a oferecer, então tivemos que aumentar um pouco. Tínhamos que dar a eles um lugar para o qual eles adorariam trabalhar.
Conseguimos um escritório no meio do hub de startups da cidade. O escritório não era particularmente grande ou chique por si só, mas o que era, era aconchegante . Queríamos aumentar essa intimidade trazendo uma sensação de agência criativa para o lugar.
Uma das primeiras ideias que surgiu foi ter cartazes com diálogos de filmes famosos adornando diferentes cantos do escritório. Citações de filmes como “Vou fazer uma oferta irrecusável para ele” para nosso departamento de vendas e “Que a força esteja com você” para o departamento de engenharia. Também tínhamos esse painel de vidro de 48 pés x 2,8 pés ao longo do comprimento do escritório, onde queríamos enlouquecer com a criatividade.
Uma ideia era ter uma ilustração mostrando como o mundo que conhecemos surgiu. O sol representado como um gráfico de pizza, os arranha-céus um gráfico de colunas e as Pirâmides do Egito, bem, um gráfico de pirâmide. A ideia central por trás de todas essas ilustrações era ter algo em comum com o qual todos pudessem se conectar.
Algo em que se sentiriam investidos emocionalmente. Algo que os empurrou para fazer um estrago no universo. O pensamento foi: “Se a ideia é fazer com que todos se conectem emocionalmente à sua marca, por que não ter um personagem com o qual todos possam se identificar?” Um personagem que poderia dizer à equipe de vendas para fazer ofertas não pode recusar.
Um personagem que poderia orquestrar o big bang que estávamos planejando para o painel de vidro. Um personagem com o qual nossos engenheiros pudessem conversar quando seu código não funcionasse da maneira que deveria. A ideia de desenvolver um mascote da empresa fazia sentido, e as sementes para o mascote foram plantadas.
Antes de entrarmos no desenvolvimento do personagem, deixe-me contar um pouco sobre a agência de design com a qual trabalhamos para que você tenha uma visão completa à medida que avançamos na história. A Quirk Brand Communications é uma pequena empresa sediada em Bangalore, na Índia (assim como nós). Estamos trabalhando com eles há um ano antes do show do mascote acontecer, então eles tinham uma boa ideia da marca e filosofia FusionCharts.
Nós saímos com eles várias vezes tomando cerveja. Eles foram ao casamento do nosso cofundador e CEO. “Espere, você disse casamento?” Sim.
Em suma, quando uma agência de design está tentando representar uma empresa inteira por meio de um personagem, quanto mais souber sobre a empresa, melhor.