As cinco principais maneiras de melhorar as taxas de conversão em seu site incluem:
1. Remova várias frases de chamariz
O que mais frustra os usuários é ver várias opções de CTA em uma página de destino e não poder decidir qual usar. Isso também é chamado de paradoxo da escolha .
Se você tiver todos os botões/links “Inscreva-se para uma avaliação gratuita” , “Assista a um vídeo” e “Saiba mais” lado a lado, um visitante ficará perplexo sobre qual escolher.
Assumimos que as pessoas sabem exatamente o que querem. Mas, em vez disso, descobri que as pessoas querem ser gentilmente guiadas em direção a uma possível solução, em vez de resolver um labirinto para, eventualmente, chegar ao que mais as beneficiaria.
2. Mostre mais imagens de produtos/serviços
Quantas vezes você pegou um produto em uma loja de varejo e o examinou? É provável que você faça isso para todos os novos produtos nos quais está interessado. É claro que, em um site, os clientes não podem comprar um produto como fariam em uma loja física.
Mas você pode dar a eles a próxima melhor coisa: imagens e capturas de tela. Mero texto não vai fazer. As pessoas querem se impressionar, se surpreender e se apegar emocionalmente a um produto/serviço antes de decidir comprá-lo.
As pessoas lêem texto, sem dúvida. Mas o texto por si só não convence um cliente a fazer uma compra. Fornecer capturas de tela ou imagens ajuda muito a estabelecer um nível de conforto com seu produto, melhorando assim as taxas de conversão.
3. Forneça muitos espaços em branco. Remova a desordem.
É tentador sempre tentar colocar muita informação em uma página.
Como designers, estamos apaixonados pelo nosso produto e queremos falar sobre ele o máximo que pudermos. Mas os visitantes pensam diferente. Eles precisam de espaço para fazer uma pausa, pensar e analisar.
O espaço em branco os ajuda a fazer isso. Ele fornece uma estrutura natural à página para que o olho possa saltar para a informação que está procurando sem esforço. Melhorar a usabilidade de suas páginas de destino é uma ótima maneira de melhorar as taxas de conversão em um site.
4. Corrija a navegação
É surpreendente quantos designers não projetam a navegação ou a projetam como uma reflexão tardia. Um visitante precisa sempre saber onde está agora no site e para onde pode ir. A navegação deve ser projetada logo após considerar os objetivos de negócios: por exemplo, os produtos vendidos juntos podem ser agrupados em uma categoria.
Crie menus, recomendações, rodapés e outros elementos do site com a navegação em mente. Isso ajuda a manter os usuários em seu site, tornando-os significativamente mais propensos a converter.
5. Não perca a prova social
A prova social é uma maneira infalível de aumentar a taxa de conversão do site. Muitos designers fornecem pouca prova social ou a introduzem tarde demais em uma landing page/site.
Como cliente em potencial, preciso saber se um determinado produto foi testado e comprovado. Adicionar depoimentos, estudos de caso, histórias de sucesso, logotipos de empresas com as quais você trabalhou, etc. logo após uma introdução convence o visitante a querer saber mais: este é o momento certo para fornecer mais detalhes.
Construir a confiança do consumidor dessa forma, juntamente com as outras dicas de design de taxa de conversão incluídas acima, é um passo importante para melhorar a taxa de conversão em seu site.