A chave para fazer upselling e cross-selling com sucesso é fornecer mais valor ao seu cliente. Para obter melhores resultados, convém usar dados de clientes e informações contextuais para personalizar sua oferta . É mais provável que seus clientes em potencial optem pelo upsell ou cross-sell se você mostrar a eles produtos que são importantes para eles.
Com isso em mente, vamos explorar como fazer cross-sell e upsell para seus clientes com cinco táticas!
1. Comunicação pós-compra
Uma vez que alguém tenha comprado de você, você pode manter contato com eles por meio de e- mail marketing ou outras formas de comunicação. Use essas comunicações pós-compra para comercializar produtos semelhantes ou atualizados.
Por exemplo, o Canva destacou um novo recurso do Canva Pro em um email de cliente.
Eu uso a versão gratuita, então, se eu quisesse esse recurso, talvez achasse útil atualizar para o Canva Pro depois de ver este e-mail.
À medida que você faz upsell ou cross-sell com essas comunicações pós-compra, certifique-se de priorizar o valor e não procure novos produtos com muita frequência. Você não quer que seus clientes vejam seus e-mails como spam e parem de lê-los.
2. Páginas de produtos
Você também pode fazer upsell e cross-sell antes que o cliente conclua uma compra. Para lojas de comércio eletrônico , suas páginas de produtos criam excelentes oportunidades de upselling e cross-selling.
Por exemplo, quando você navega em uma página de produto para um iPhone, a Apple mostra produtos complementares que você pode precisar ou desejar para o seu novo telefone, capas e AirTags.
Você também pode fazer upsell em suas páginas de produtos . Quando naveguei na loja da Microsoft e visualizei a página do produto do Microsoft 365 para uso pessoal, a empresa me lembrou que eu poderia atualizar para uma versão familiar do produto se precisasse de armazenamento extra.
3. Páginas de inscrição
Assim como as páginas de produtos, as páginas de inscrição também apresentam oportunidades viáveis de upselling e cross-selling. Quando visito a página inicial do site Disney+ para me inscrever na plataforma, a empresa oferece seu pacote com Hulu e ESPN+.
Eles estão me oferecendo produtos suplementares que eu poderia desfrutar com um pacote de desconto para adoçar a oferta.
Outros serviços de assinatura podem usar suas páginas de inscrição para fazer upsell de clientes em potencial. Por exemplo, muitas plataformas de streaming incluem uma camada suportada por anúncios de custo mais baixo e camadas sem anúncios que custam mais. Essas plataformas podem mostrar o valor dos níveis mais altos para vender um visitante que se inscreve no nível suportado por anúncios.
4. Conversa de vendas
Outra maneira de fazer upsell e cross-sell enquanto um cliente está considerando uma compra é por meio da conversa de vendas. Essa opção pode funcionar bem para empresas business-to-business (B2B) que vendem produtos ou serviços de maior investimento.
Por exemplo, você pode vender um pacote de software abrangente com uma camada básica e mais avançada. O cliente em potencial pode se inclinar para a opção básica, mas enquanto sua equipe de vendas fala com eles, eles podem enfatizar os benefícios do pacote mais avançado.
Se eles tiverem sucesso, isso é um upsell bem-sucedido!
5. Recomendações personalizadas
A personalização faz maravilhas para sua estratégia de marketing , e a venda cruzada não é exceção. Se alguém já comprou com você, considere usar as interações anteriores para enviar recomendações personalizadas de produtos de que possam gostar.
A Amazon faz um excelente trabalho com essa tática. Eles personalizam sua experiência de navegação no site e enviam recomendações selecionadas com base em seu histórico de navegação e compras.
Essas recomendações mostram produtos que o cliente pode não conhecer antes e, se você as personalizar bem, o cliente verá seu valor. Eles apreciarão a experiência perfeita que você oferece a eles, e você vende continuamente produtos adicionais no processo!