Quando se trata de públicos-alvo em marketing, existem várias maneiras de distinguir os públicos-alvo. Ao criar suas campanhas de marketing, você pode segmentar consumidores específicos, dependendo do produto ou serviço.
Esse processo de dividir seu público-alvo em diferentes categorias com base em seus interesses ou dados demográficos é chamado de segmentação de clientes .
Você pode usar apenas um ou vários tipos de público-alvo para criar campanhas eficazes. Vamos dar uma olhada em alguns tipos e categorias de público-alvo que você pode usar para distinguir ainda mais seu público-alvo:
1. Demografia
Uma maneira de categorizar seu público-alvo é usando dados demográficos . Esse tipo de público-alvo usa dados demográficos como idade, localização, sexo, renda e educação para categorizar consumidores em potencial.
Com dados demográficos, você pode direcionar suas campanhas de marketing para mulheres jovens entre 18 e 24 anos, homens e mulheres em sua comunidade local ou famílias com renda considerada “alta”.
2. Psicográfico
Você pode categorizar ainda mais seu público-alvo por dados psicográficos .
Esse tipo de dados pode incluir distinguir seu público por suas opiniões, hobbies e paixões. Você pode ver seus filmes e livros favoritos, músicas ou hobbies, como dançar ou correr.
Ao entender os interesses do seu consumidor, você pode desenvolver mensagens de marketing personalizadas que falam de seus hobbies e paixões.
Quando os consumidores visualizam um anúncio sobre algo em que estão pessoalmente interessados ou que evocam algum tipo de emoção, é mais provável que cliquem e façam uma compra. De fato, 77% dos consumidores escolhem, recomendam ou pagam mais por marcas que proporcionam uma experiência personalizada.
3. Intenção de Compra
Categorizar um público-alvo por sua intenção de compra é incrivelmente útil para as empresas segmentarem consumidores que desejam comprar um tipo específico de produto.
Ao usar esse tipo de público-alvo, você pode mostrar o valor de seus produtos e serviços para os consumidores que procuram os produtos que você vende.
Por que identificar seu público-alvo é importante?
Identificar seu público-alvo e entender seus interesses é um dos aspectos mais cruciais da sua estratégia de marketing.
Aqui estão alguns benefícios significativos de identificar seu público-alvo:
- Melhore o ROI: conhecer seu público-alvo pode ajudá-lo a criar campanhas e estratégias de marketing bem-sucedidas que gerarão resultados para seus negócios. Como resultado, você gastará menos dinheiro nas estratégias que não funcionam, aumentando o retorno geral do investimento (ROI) de suas campanhas de marketing.
- Crie mensagens de marketing personalizadas: é mais provável que os consumidores cliquem em anúncios que correspondam aos seus interesses e preocupações. Ao identificar e entender seu público-alvo, você pode criar mensagens de marketing personalizadas que atraem mais clientes em potencial.
- Aumente as vendas e a receita: identificar seu público-alvo permite que você promova com sucesso seus produtos e serviços para os clientes certos interessados em sua marca. Como resultado, sua empresa terá um aumento nas vendas e na receita .
Conhecer seu público-alvo permitirá que você promova seus produtos e serviços para os consumidores mais importantes e é a melhor maneira de impulsionar o sucesso do seu negócio.